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Tendências das marcas e da sociedade no século XXI

  • A Terceira Onda na Formação das Marcas: 

    A Terceira onda é o que estamos vivendo recentemente, onde as promessas das marcas saíram do nível racional (Lava Mais Branco- pós guerra) e emocional (é uma boa mãe, cuida dos meus filhos, etc - anos 80) para dimensões éticas, espirituais e morais. Hoje não basta ao consumidor saber o que seu produto faz, ou que imagem sua marca transmite, mas importa no que ela acredita: em que crenças de valores ela se baseia. 

     

  • Forte tendências das Marcas a se tornarem commodities: 

    Crescente número de marcas próprias por parte dos varejistas com similar desempenho racional, crescente demanda de verba, antes destinada a comunicação e construção das marcas para o varejo e contínua redução margens gerada pela forte concorrência colocou as marcas numa encruzilhada. 

     

  • Proliferação da Midia: 

    A onda de desregulamentação e o advento da TV a cabo e digital levou a uma explosão na radiodifusão, porém ironicamente a mídia TV não reduziu seus custos apesar do aumento da oferta. Infelizmente para o profissional de marketing a probabilidade de atingir seu público especificamente num determinado momento, sem desperdício, é mínimo. O desafio é produzir uma comunicação que atraia as pessoas que podem ser clientes no futuro e que terão de ser suficientemente recompensadas para dedicar atenção as mensagens. 

     

  • Consumidores estão ascendendo ao topo da Hierarquia das necessidades de Maslow: 

    Isto significa que a riqueza material está se tornando cada vez menos relevante para a satisfação e felicidade pessoal, a medida que o desejo de “pertencer” ou “fazer parte”, de “auto-estima” e de “auto-realização” se tornam mais ascendentes e importantes. Por outro lado, os consumidores enfrentam a decadência das instituições tradicionais e governamentais.

 

Marketing para Causas Sociais e Patrocínio Cultural como a oportunidade para este cenário

  • Representa uma oportunidade importante para as marcas passarem a um patamar superior.

  • Para os consumidores é uma forma de compromisso cada vez mais pessoal com os outros, sem o aumento tradicional dos impostos.

  • Para as empresas representa ganho de respeito por parte de seus funcionários, fornecedores e consumidores.

  • Forte multiplicação dos esforços de mídia, devido cobertura espontânea por parte dos meios.

  • Longevidade da atividade e comunicação.

 

Vantagens Comerciais do Marketing para Causas Sociais e Patrocínio Cultural

O MCS torna-se um fator de desempate na decisão de compra:

  • Probabilidade de mudar de marca se esta for associada a uma boa causa, quando o preço e a qualidade são iguais: 76%. 

  • Probabilidade de mudar de varejista se este for associado a uma boa causa, quando o preço e a qualidade são iguais: 76% 

Fonte: The Cone/Roper Cause Related Marketing Trends Report 1997

O MCS influi na fidelidade do consumidor à marca:

  • 86% dos consumidores têm uma imagem mais positiva das empresas que vêm fazendo algo para tornar o mundo um lugar melhor. 

  • 61% dos consumidores mudariam de loja se a outra fosse associada a uma boa causa. 

  • 64% pensam que o MCS deveria ser parte padrão dos negócios de uma empresa. 

Fonte: Research International 1997

O MCSC permite diferenciação de preço: 

  • 64% dos consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais por um produto associado a uma causa social - em média 5% a mais.

  • 20% da população se dispõe a pagar 10% a mais, pela causa certa.

  •  37% dos consumidores sempre se recusam a comprar um produto porque eles não gostam da empresa que o fabrica. 

Fonte: Research International 1996

 

 

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Última modificação: 27/10/2009